terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Folia de outros carnavais

Foto Jairo Vieira
Considerado tradição, a cada ano Carnaval de Antigamente fica mais cheio de foliões
Walquíria Domingues 

Carros antigos fazem a vez dos alegóricos, decorados de serpentinas e corações. Eles chamam a atenção dos foliões que começam a passar pelo Largo do Rosário, em São João del-Rei (MG), no domingo de Carnaval, 10. Como uma viagem ao passado, começa o Carnaval de Antigamente, bloco organizado pela Atitude Cultural. O tema deste ano foi uma declaração de amor pela cidade: 300 anos, eu amo São João del-Rei.

Em sua sétima edição, o evento já virou tradição na histórica cidade. “O que nos motiva continuar a cada ano é a participação da comunidade e a beleza do evento como um todo”, afirma a coordenadora do projeto Alzira Agostini Haddad. O domingo de Carnaval é então reservado para famílias. “As pessoas gostam muito deste tipo de carnaval, gostoso para as famílias, as crianças, que se divertem e convidam a cada ano mais pessoas”, explica.


Foto Jairo Vieira

Palhaços, batalha de confetes, bonecos gigantes, tapete de rua feito com confetes e marchinhas antigas trouxeram para os foliões o autêntico carnaval mineiro, com muitas peculiaridades de São João. “O bloco é uma proposta muito boa, porque ele resgata essas imagens, esses sons do carnaval antigo através de exposição de imagens, oficinas de máscaras, bandinhas de marchinhas, mascarados, e cada ano tem um tema diferente desenvolvido, nas suas alegorias e enfeites, que é muito bonito”, diz Ulisses Passarelli, Superintendente de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei.

Memórias de outros carnavais

O que mais chama atenção dos foliões, principalmente dos velhos moradores da cidade, são as exposições de fotografias do antigo carnaval de São João del-Rei. Todos os anos o acervo é cedido por alguém que vivenciou os anos de ouro do carnaval são-joanense. As fotos, expostas no meio do bloco, causam nostalgia nos que já não pulam a festa como antes. A exposição “Memórias do Carnaval de São João del-Rei” deste ano contou com fotos da família de Cenyra Rocha e do fotógrafo João Ramalho Neto, e pode ser acessada no site www.saojoaodelreitransparente.com.br.

Homenagens
Cenyra Rocha também foi homenageada na sétima edição do evento. Primeira mulher a tirar um brevê em Minas Gerais, e primeira mulher a dirigir um carro em São João del-Rei, Cenyra também sempre foi ativa e atuante na vida social da cidade. Faleceu em 2006, e com um acervo impecável de sua vida, forneceu imagens ricas para a exposição de fotos do carnaval. A placa de homenagem, entregue à sua família, também foi dada ao João Ramalho, ao Bloco os Caveiras, o mais singular, e o Grêmio Recreativo Bate Paus, pelos seus 80 anos, a escola de samba mais antiga da cidade.
 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...