segunda-feira, 23 de julho de 2012

Música celta e erudita no Teatro

                                                                                                                                                    Leandro Nunes/25° Inverno Cultural da UFSJ 
Erudito, world music e canções celtas no Teatro Municipal de SJDR

Walquíria Domingues

A semana em São João del-Rei começou muito bem. A programação do 25° Inverno Cultural da UFSJ ainda segue até o próximo sábado (28), com uma programação riquíssima. A noite de segunda se encerrou com a apresentação do espetáculo musical “Only Time” do grupo Ânima, de São João del-Rei, no Teatro Municipal, às 20h. O repertório, que incluiu música celta, world music e música erudita, parou o tempo acelerado da era tecnológica, proposta do grupo, muito bem executada.

A intenção era realmente essa. Resgatar, por meio da música, um pouco dos tempos perdidos de antigas civilizações e culturas primitivas. Sem hierarquias culturais, o show “Only Time” não utilizou o tempo medido do relógio, mas instaurou a magia do tempo ritual num espetáculo multicultural e ao mesmo tempo universal.

O grupo, formado por Elisabete Mendonça (Soprano), Mário Krauss (Tenor), Salomé Viegas (Flauta), Márcio Valadão (Violino), Maria Amélia Viegas (piano), Isabele Alves (violoncelo), Yuri Vieira (percussão) e André Oliveira (violão), e diretor geral do espetáculo Marco Camarano, a maioria já muito conhecida em São João del-Rei, encantaram a todos que foram ao Teatro prestigiar, com a precisão, leveza e harmonia dos instrumentos e das vozes.
A platéia foi levada a um estado mais reflexivo e introspectivo, com um repertório que contou com músicas mais conhecidas, como “Runaway”, da banda irlandesa The Corrs, as músicas “Boadiccea” e “Only Time”, da cantora, instrumentista e compositora irlandesa Enya, e melodias tradicionais irlandesas, como “Lannigan’s Ball” e “Danny Boy”. O ritmo das músicas e as imagens que iam passando no telão ao fundo do espetáculo realmente nos levaram para um lugar místico, exótico, que não existe o tempo cronológico. O nome do grupo, Ânima, que é “alma” em latim, de fato tocou a nossa, e nos transportou para dentro da sua.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...