sexta-feira, 13 de abril de 2012

Duo Jazz homenageia Baden Powell

Foto: Divulgação
Há 4 anos o Festival de Jazz reúne músicos e admiradores na histórica Tiradentes

Walquíria Domingues

A primeira edição do Festival Duo Jazz aconteceu em 2008. Idealizado por Vicente Martins, músico e comerciante residente em Tiradentes, o festival foi criado para suprir a necessidade do período de baixa temporada na cidade, em novembro. “O festival foi idealizado por mim, e como o evento não tem patrocínio nenhum, eu faço tudo”, explica Vicente.

Por ser músico, já dividiu o palco com grandes nomes da nossa MPB, como Ivan Lins, Tunai, Ana Carolina, Claudio Nucci, Pery Ribeiro e Victor Biglione, entre outros, Vicente Martins tem bastante conhecimento e amigos no cenário musical. Então convidou alguns, e com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e de poucos comerciantes e hoteleiros da cidade, lançou a primeira edição do Duo Jazz. “Foi um sucesso, tivemos um grande público, amantes da música instrumental que além de curtir o evento movimentou a cidade andando de charretes, visitando igrejas, museus e comércio em geral”, conta Vicente.

Em 2012 acontecerá a quinta edição do festival, e a homenagem/tributo será a Baden Powell. Vicente conta que o período será do dia 15 a 20 de novembro, fechando com as comemorações do dia da Consciência Negra. Baden Powell, o homenageado, é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos e um dos compositores mais expressivos da música brasileira. Sua música rompe as barreiras que separam a música erudita da música popular, trazendo consigo as raízes afro-brasileiras e o regional brasileiro.

O Festival foi contemplado com a Lei de Incentivo a Cultura, e o evento vem ganhando grandes proporções, já que os músicos levam notícias do evento para outros lugares. “Este ano teremos o retorno dos músicos Victor Biglioni, Guinga, que o foi o homenageado de 2011, Gilson Peranzeta, Marcel Powell, Miltinho do sexteto do Jô Soares, Márcio Hallack, Dudu Lima, AC, e muitos outros”, afirma Vicente Martins. “E cada vez mais nomes importantes da musica entram no projeto fortalecendo o evento ano após ano”, diz. Além dos shows também acontecerão oficinas de instrumentos e canto, com os músicos que virão para o festival. E neste ano haverá uma novidade. Aconteceráum show de pré-lançamento do tema do Duo Jazz 2012. “Intitulado ‘Fechando Abriu’, o show contará com a presença de Marcel Powell e outros nomes da música instrumental brasileira”. explica Vicente. “Este evento acontecerá no final do mês de abril, fazendo uma chamada direta para o festival de novembro”, conta.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...