sábado, 4 de dezembro de 2010

5ª Cultural anima intervalos no CTAN

Ana Pessoa Santos

Toda quinta-feira, o intervalo no Campus Tancredo Neves (CTAN) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é marcado por apresentações culturais, organizadas pelo programa 5ª Cultural. O programa tem como objetivo “fazer a produção estrutural para que os mais variados artistas tenham possibilidade de se apresentar, difundindo assim seu trabalho e contribuindo para colocarmos a arte em nossa rotina”, diz uma das integrantes, Rafaella Dotta.
                                         Fotos: Thayná Faria
Apresentação teatral na 5ª Cultural
O programa, que existe desde setembro de 2009, já promoveu exposições de fotos, recitais de poesia, performances teatrais e apresentações de diversas bandas dos mais variados estilos musicais como celta, pop rock, samba e clássico. A 5ª Cultural também realiza oficinas, de diversos temas e ministradas por professores, alunos e técnicos da UFSJ.

A ideia surgiu a partir do momento em que alunos que participavam dos Centros Acadêmicos de Administração e de Jornalismo viram “a necessidade de um espaço para apresentações culturais no CTAN. O curso de Teatro, por exemplo, tinha acabado de se mudar para o campus, mas não víamos movimentações artísticas”, diz Rafaella.

Começou então, um “projeto” só de alunos, que teve como percussores Vinícius Tobias, Wanessa Fagundes, Rafaella Dotta (jornalismo) e Maria Luiza (administração).

Ao começarem a ter problemas para reservar salas e equipamentos de som (para a utilização do espaço e do material da universidade é necessário que um professor se responsabilizasse por possíveis danos), o grupo percebeu que a institucionalização era importante e traria benefícios.

Decidiram então, transformar a 5ª Cultural em um programa de extensão, e convidaram o professor Paulo Caetano, que já participava do projeto, para ser o coordenador.

Hoje, estão envolvidos no programa cerca de oito professores e dez alunos dos cursos de Teatro, Jornalismo, Letras e Música, além de dois técnicos administrativos e colaboradores que se apresentam e ajudam na produção.

Quem se interessar em apresentar na 5ª Cultural ou indicar uma apresentação, pode entrar em contato com a equipe pelo e-mail: ufsj_5cultural@hotmail.com ou pelo blog: www.5cultural.blogspot.com

5ª Itinerante
                                                                                                                                                
Diego se apresenta na 1ª Semana de Jornalismo
A 5ª Cultural organiza ocasionalmente a programação cultural de eventos que acontecem na UFSJ como o Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura (CLAC) e a Semana de Jornalismo. Nestes casos, aconteceram apresentações durante todos os dias dos eventos. O projeto já marcou presença também espaço Manicômicos, no lançamento do curta “Prazer em te desconhecer”.

Cultura de 5ª

Para marcar o encerramento do semestre letivo, a 5ª Cultural organiza o Mini Festival Cultura de 5ª, que tem como objetivo promover um espaço que mescle vários estilos de arte como teatro, música, poesia, dança e artes visuais de forma democrática e popular, valorizando os artistas e seu trabalho. A terceira edição que aconteceu no CTAN em dezembro, foi um sucesso, durando cerca de 12 horas.




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...