terça-feira, 5 de outubro de 2010

O clássico e o profano no melhor estilo

Luciana Arruda

Foto: Divulgação

Quem assiste ao show do Hello Acústico fica encantado com a beleza e profissionalismo de Erica Humber e Nathalia Castro. O trabalho consiste em releituras de clássicos do pop e do rock internacional. The Beatles, The Doors, Pink Floyd, The Corrs, Evanescence, entre tantas outras, são reinterpretadas com grande estilo. O diferencial fica por conta do violino e da voz suave e ao mesmo tempo marcante de Erica Humber que, aliados ao violão de forte marcação de Nathalia Castro, dão um toque celta, bastante feminino e único às releituras destes trabalhos. O palco iluminado com castiçais e folhas bordô secas pelo chão dá um clima romântico de outono. Tudo é de um bom gosto extremo: o figurino, a decoração de palco, as luzes, e, na música, os arranjos inovadores e sofisticados e uma execução de alto nível.

 A dupla se conheceu de São João del-Rei há cinco anos: “Foi em um festival de inverno e decidimos montar um projeto, inicialmente uma banda, pois tínhamos algumas paixões em comum, The Corrs e música celta, por exemplo. Mas, no repertório, incluímos músicas de rock e de pop que marcaram a nossa vida e, com certeza, a de muita gente, interpretadas da nossa maneira, sempre com um toque celta devido ao violino e flauta irlandesa", diz Nathalia Castro, aluna do curso de Turismo da Unisul Virtual.

No início a ideia do acústico era por diversão e entrosamento enquanto elas tentavam a formação desejada. Muito rapidamente e sem esforço foram chamadas para tocar em alguns lugares e acabaram percebendo que o público gostava do que faziam: “Eles aceitaram nosso trabalho antes de nós mesmas”. Até então, elas não tinham enxergado que o que queriam já estava encaminhado, só que com uma formação mais simples.

O nome da Banda veio de uma musica do Evanescence chamada Hello, que marcou o início da dupla, a qual, em sua própria definição, é a união do profano de Nathalia com a formação clássica de Erica.

Há quatro anos na estrada, o Hello Acústico já realizou diversas apresentações em casas noturnas da capital mineira e interior, como a Girus, em Pará de Minas, e London Pub, em Uberlândia; shows em eventos empresariais, festivais de inverno, casamentos e recepções. Recentemente a dupla foi convidada a participar do Projeto Pátio Acústico, realizado pelo Shopping Pátio Savassi, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Erica Humber e Nathalia Castro

“Quando vi a Erica pela primeira vez com seu violino e sua qualidade vocal tive a certeza de que queria tocar com ela e que a partir daí tudo sempre daria certo”, diz Nathalia.

Erica Moreira Humber começou a aprender violino no Conservatório de São João del-Rei aos 8 anos de idade e está ligada à música desde então. Trabalhou como professora de violino em Tiradentes e São João del-Rei e hoje é professora de violino, viola e violoncelo em Belo Horizonte, na escola Minueto.

Também graduada em Letras – Inglês, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Erica, com apenas 24 anos, já tem sua formação musical muito bem desenvolvida. Participou ativamente de orquestras, grupos, bandas e quartetos como violinista, e mais tarde também como violista, e também foi vocalista de uma banda de metal.

Desde o início sua experiência com o clássico passou pela música celta, pelo metal, pelo rock até transformá-la no que é hoje, no canto e no instrumental, única e cativante com seu talento. Hoje toca outros instrumentos também como tin whistle (flauta irlandesa) e violoncelo, que incorpora aos arranjos das gravações. “Sem o otimismo e profissionalismo da Nathalia não estaria hoje aqui cantando e tocando” , diz Erica.

Nathalia de Castro Perdigão veio de Bom Sucesso para São João del-Rei para aprender música, inicialmente bateria. Tem hoje 23 anos e toca bateria e violão desde os 13 anos de idade. Atualmente arrisca outros instrumentos como Piano e bandolim e alguns instrumentos de percussão, dentre eles o Bodhràn, instrumento típico da Irlanda. Participou de algumas formações de rock, pop e metal até fazer o projeto Hello Acústico. Está terminando sua graduação em Turismo enquanto aprofunda seus estudos em técnicas de áudio, gravação e design. Com sua habilidade musical pôde trocar várias experiências com Erica, sendo hoje a base e o braço forte do Hello.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...