quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Corporação de artesãos move artesanato são-joanense

Íris Pedini
Fotos: Ana Pessoa


Há mais de 12 anos foi criada a Corporação de Artesãos de São João del-Rei Bárbara Bella Artes e Artesanato, para beneficiar os artistas manuais. Com uma grande diversidade de produtos, a associação contribui para o aperfeiçoamento do turismo e traz inúmeras vantagens aos associados. 


Para Eunice Pereira dos Santos Fritzen, presidente da corporação, a participação dos artistas em organizações desse tipo é quase indispensável. “Dentro de uma associação, o artesão consegue benefícios públicos mais facilmente, a participação em feiras se torna mais viável e a comercialização do produto em uma loja é maior do que em casa”, diz ela.

Os turistas, principal público consumidor desses produtos, são atraídos por meio do trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo e das feiras. A criação de eventos na cidade é essencial para a Corporação Bárbara Bella, mas a própria produção da associação fomenta o turismo, gerando emprego e fazendo crescer o comércio.

Quando a organização surgiu, em dezembro de 1998, o então secretário de cultura ofereceu um espaço no Largo São Francisco. Antes de terem um espaço próprio, “os artesãos vendiam seus produtos sozinhos nas ruas como camelôs”, diz Eunice.

Hoje, a corporação conta com 13 artesãos e uma loja próxima ao Largo do Carmo. A variedade dos produtos oferecidos é bem grande, indo do estanho aos ímãs de geladeira. As feiras, maior meio de divulgação do trabalho, são mais realizadas em outras cidades do que em São João del-Rei, pois aqui só existe a feira da Semana Santa com tal finalidade.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...